Como consultar e pagar o IPTU do RJ

Por Rene dezembro 23, 2023 0

O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um tributo obrigatório que deve ser pago anualmente pelos proprietários de imóveis urbanos. Ele é utilizado para financiar diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, segurança, entre outras.

Neste artigo, vamos mostrar passo a passo como consultar e pagar o IPTU do RJ.

Consulta do IPTU 2024 RJ

Antes de efetuar o pagamento do IPTU, é importante realizar a consulta do valor a ser pago. Para isso, a prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza um serviço online que permite ao contribuinte acessar todas as informações referentes ao imposto.

No site, basta informar o número da inscrição do imóvel ou o número do CPF/CNPJ do proprietário para ter acesso aos dados do IPTU. É importante ressaltar que essas informações estão presentes no carnê do imposto, enviado anualmente pela prefeitura.

Pagamento do IPTU 2024

Após realizar a consulta do IPTU 2024 RJ, o próximo passo é efetuar o pagamento do imposto. O vencimento do IPTU 2024 RJ varia de acordo com a data de inscrição do imóvel, sendo geralmente dividido em parcelas mensais.

Existem diversas formas de pagamento disponíveis, sendo as mais comuns:

  • Boleto bancário: O contribuinte pode imprimir o boleto através do site da prefeitura ou receber o carnê em sua residência. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou casa lotérica.
  • Débito automático: É possível cadastrar o IPTU para débito automático em conta corrente. Assim, o valor será descontado automaticamente na data de vencimento.
  • Internet banking: Muitos bancos oferecem a opção de pagamento do IPTU através do internet banking. Basta acessar a conta e selecionar a opção de pagamento de boleto.

É importante ficar atento às datas de vencimento para evitar atrasos e possíveis penalidades. Caso o contribuinte não consiga efetuar o pagamento até a data limite, é possível solicitar a segunda via do boleto através do site da prefeitura.

Pagamento em cota única com desconto

Uma opção vantajosa para o contribuinte é realizar o pagamento do IPTU 2024 em cota única, ou seja, pagar o valor total do imposto de uma só vez. Geralmente, a prefeitura oferece descontos para quem optar por essa modalidade.

O desconto pode variar de acordo com a data de pagamento, sendo maior para aqueles que quitarem o imposto nos primeiros meses do ano. É importante consultar o site oficial da prefeitura para obter informações atualizadas sobre os descontos oferecidos.

Perguntas frequentes sobre o IPTU do RJ

A seguir, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre o IPTU do RJ:

  1. Quem é obrigado a pagar o IPTU? Todos os proprietários de imóveis urbanos estão obrigados a pagar o IPTU.
  2. O IPTU pode ser parcelado? Sim, o IPTU pode ser parcelado em várias vezes, de acordo com as regras estabelecidas pela prefeitura.
  3. O que acontece se eu não pagar o IPTU? O não pagamento do IPTU pode gerar a inclusão do contribuinte na dívida ativa, além de acarretar em multas e juros.
  4. Como faço para atualizar meu cadastro de IPTU? Para atualizar o cadastro de IPTU, é necessário comparecer à Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro ou utilizar o serviço online disponibilizado pela prefeitura.

Ao seguir as orientações deste artigo, você estará apto a consultar e pagar o IPTU do RJ sem maiores dificuldades. Lembre-se sempre de ficar atento às datas de vencimento e aproveitar os descontos oferecidos para pagamento em cota única. Em caso de dúvidas, consulte o site oficial da prefeitura ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Fazenda.

Caixa Econômica abre vagas para nível médio

Por Rene novembro 23, 2023 0

Ser jovem envolve diversos desafios, mas quando se fala no primeiro emprego, toda ajuda é válida, não é mesmo Você já ouviu falar no Programa Jovem Aprendiz Caixa 2024? Se um de seus sonhos é trabalhar em uma instituição bancária, então vale a pena começar através do programa Jovem Aprendiz Caixa. Com essa oportunidade com certeza você poderá ter uma experiência incrível de aprendizado, além de outros benefícios!

Continue com esta leitura e descubra tudo sobre como se tornar um Caixa jovem aprendiz.

Como funciona o Jovem Aprendiz Caixa 2024

No âmbito da Lei da Aprendizagem, é considerado Jovem Aprendiz 2024 todo aquele jovem que estuda e trabalha, recebendo (ao mesmo tempo) formação profissional para a qual está buscando capacitação.

Por meio de uma parceria com o Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) e outras entidades, a Caixa Econômica Federal preenche de 5% a 15% do seu quadro de colaboradores com aprendizes e você pode ser um deles!

De acordo com o site da Caixa (até esta data), no momento apenas está contratando adolescentes aprendizes, ou seja, aqueles menores de 18 anos para cumprir a cota de Aprendizagem nas Unidades conforme determina a Lei. Ainda segundo a instituição, a contratação de jovem aprendiz Caixa acima de 18 anos que está sendo veiculada em plataformas como redes sociais, sites de emprego e outras, são inverídicas.

Logo, para ser um jovem aprendiz 2024 os requisitos são:

  • Ter entre 15 e 17 anos completados para ingressar no programa;
  • Ter no mínimo 9° ano do ensino fundamental ou o equivalente na EJA (Educação para Jovens e Adultos);
  • Possuir renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita.

No entanto, é certo que como jovem aprendiz Caixa (quando disponível este modelo de contratação) você irá desenvolver atividades que envolvem conhecimentos práticos e teóricos essenciais ao desempenho de uma profissão bancária.

Além disso, o programa busca incentivar e manter o aprendiz na instituição de ensino, sendo que este deve cursar a escola regular (caso ainda não tenha concluído o ensino médio) e estar matriculado e frequentando instituição escolar de ensino técnico profissional conveniada com a empresa Caixa.

Salário, Remuneração e Benefícios

Como jovem aprendiz Caixa 2024 você terá uma jornada de trabalho de 06 horas por dia e para ser selecionado ao cargo é necessário estudar no período matutino ou noturno. Além disso, você irá trabalhar com carteira assinada e, desse modo, terá praticamente os mesmos direitos de um trabalhador formal.

Você também vai receber:

  • Um salário mínimo por mês;
  • Auxílio alimentação;
  • Vale transporte.

Inclusive terá direito a convênio odontológico e médico, FGTS de 2% e férias. O contrato de jovem aprendiz Caixa tem duração de 24 meses.

Inscrição Jovem Aprendiz Caixa 2024

Caso você atenda a todos os requisitos do certame e deseja se tornar um jovem aprendiz Caixa, basta fazer a sua candidatura online pelo site da instituição através do endereço abaixo e seguir o passo a passo. Confira!

  • Acesse caixa.gov.br.
  • O processo para seleção de jovem aprendiz Caixa é feito por entidades parceiras da instituição;
  • Entre em contato com a entidade parceira Caixa por e-mail ou telefone que estão disponíveis no próprio site da Caixa;
  • Faça sua solicitação para cadastro no programa;
  • Fique no aguardo até que as vagas sejam disponibilizadas e a entidade entre em contato com você.

Vale salientar que as inscrições do jovem aprendiz Caixa 2024, visa preencher vagas para regiões que não têm candidatos aprovados na lista de classificação dos processos anteriores.

É importante você saber também que em caso de declaração falsa ou inexata por parte do candidato, ou se o mesmo não satisfizer a todas as condições estabelecidas no descritivo, a inscrição jovem aprendiz Caixa será cancelada bem como todos os atos decorrentes dela, mesmo que o fato seja constatado posteriormente.

Quanto ao processo seletivo, ele é formado por uma prova escrita com questões objetivas. Sendo aprovado na seleção para Caixa jovem aprendiz, você será convocado para participar de uma entrevista pessoal em uma das agências.

Portanto, realize seu sonho de trabalhar em uma instituição bancária sendo um jovem aprendiz Caixa 2024! Se ficou alguma dúvida pendente, não hesite em deixá-la nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Qual é o número do PIS na carteira de trabalho?

Por Rene outubro 28, 2023 0

A carteira de trabalho é um documento importante para todo trabalhador brasileiro, pois registra as informações sobre suas atividades profissionais ao longo da vida. Um dos dados presentes na carteira de trabalho é o número do PIS (Programa de Integração Social), que é fundamental para o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários.

O que é o PIS?

O PIS é um programa criado pelo governo federal com o objetivo de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Ele é administrado pela Caixa Econômica Federal e tem como finalidade o pagamento de abonos salariais, seguro-desemprego, rendimentos do Fundo de Participação PIS/PASEP, entre outros benefícios.

Onde encontrar o número do PIS na carteira de trabalho?

O número do PIS pode ser encontrado na página de identificação da carteira de trabalho, logo abaixo da foto do trabalhador. Geralmente, está localizado próximo aos dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF.

Além disso, é possível encontrar o número do PIS em outros documentos, como o cartão cidadão, o extrato do FGTS e o comprovante de inscrição do PIS.

Caixa Econômica Federal inicia hoje (13) a liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Como saber o número do PIS na carteira de trabalho?

Para saber o número do PIS na carteira de trabalho, basta acessar a página de identificação do documento e procurar pela sequência numérica correspondente ao PIS. Caso não encontre ou tenha dificuldades, é recomendado entrar em contato com o setor de recursos humanos da empresa em que trabalha ou com a Caixa Econômica Federal.

Passo a passo para consultar o número do PIS na carteira de trabalho

  • Passo 1: Pegue sua carteira de trabalho;
  • Passo 2: Abra na página de identificação;
  • Passo 3: Procure pela sequência numérica correspondente ao PIS;
  • Passo 4: Caso não encontre, entre em contato com o setor de recursos humanos da empresa ou com a Caixa Econômica Federal;

O número do PIS na carteira de trabalho é um dado essencial para o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. É importante estar ciente de onde encontrar essa informação e como consultá-la caso necessário. Utilize a página de identificação da carteira de trabalho como referência principal, mas também esteja atento a outros documentos onde o número do PIS pode estar presente.

Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com o setor de recursos humanos da sua empresa ou com a Caixa Econômica Federal.

Acesso a uma educação de qualidade com a UNOPAR

Por Rene setembro 2, 2023 0

Escolha fazer o Vestibular UNOPAR 2024 e ter acesso a uma educação de qualidade, na instituição que lidera o mercado do ensino superior à distância. Existem duas formas de participar do Vestibular UNOPAR 2024, o vestibular agendado e o tradicional, e para você ficar bem informado o nosso post de hoje abordará tudo sobre o processo seletivo UNOPAR.

Como qualquer instituição de ensino superior, a UNOPAR o seu próprio processo de seleção para os novos alunos. Se você estiver pensando em ingressar em um dos cursos de Graduação da UNOPAR Colaborar, as provas serão de nível médio. Conforme for a especialização que você busca, o nível da prova será maior ou menor.

Por que realizar o Vestibular UNOPAR 2024?

Entre tantas oportunidades educacionais que encontramos hoje, fica difícil escolher como se qualificar.

Primeiro, precisamos analisar a qualidade da instituição, o custo benefício, o tempo disponível, a grade curricular e outras coisas. Depois verificamos as formas de ingresso.

Mas, por que tantas pessoas escolhem a UNOPAR Colaborar?

A UNOPAR é uma instituição que lidera o mercado de ensino à distância no país, com qualidade reconhecida pelo MEC e com uma Área do Aluno exclusiva, possibilitando intensificar as horas de estudos.

Os fatores que mais fazer as pessoas a escolher a UNOPAR é a falta de disponibilidade para ir à faculdade, os altos custos das universidades particulares e a boa reputação da UNOPAR.

A mais de 45 anos no mercado a instituição conquista mais alunos e, por sua vez, os candidatos ao vestibular UNOPAR 2024 sabem que é um caminho de sucesso a seguir.

Inscrições no Vestibular UNOPAR 2024

As inscrições para o vestibular UNOPAR 2024, acompanham o calendário das demais instituições, tendo assim, duas formas de ingresso, uma no início do ano letivo e outra para o segundo semestre.

Para se inscrever no vestibular UNOPAR 2024 o candidato precisa acessar o http://www.unoparead.com.br e clicar na opção “Inscreva-se”.

Preencha o formulário de inscrição com o seu nome, CPF e formas de contato.

Vestibular UNOPAR 2024 Inscrições

Caso o período de seleção esteja aberto, imprima, pague a taxa de inscrição e aguarde a data do exame. Caso contrário, você poderá acompanhar a sua inscrição, até a abertura de novas vagas.

Vestibular UNOPAR 2024 Inscrições, Provas

As Provas do Vestibular UNOPAR 2024

De acordo com a instituição UNOPAR, a prova é uma proposta de redação e o candidato as vagas terá que desenvolver a sua argumentação de acordo com o que for solicitado, em caso satisfatório, é só aguardar o processo de matrícula.

Como havíamos comentado, você poderá optar pelo processo tradicional, que ocorre nos polos da UNOPAR em todo o país, ou o processo seletivo agendado.

Até o momento as informações para o vestibular UNOPAR 2024 não foram liberadas, mas, estima-se que eles sejam próximos as datas do ano anterior.

  • Cronograma do Vestibular UNOPAR (ano anterior)
  • Vestibular Geral
  • 28 de fevereiro de 2016
  • Processo Seletivo Agendado
  • Entre 25 de Janeiro e 25 de Fevereiro

Os resultados do Vestibular Geral foram divulgados no dia 3 de março às 17 horas (horário de Brasília). Já os resultados do Vestibular Agendado, sai com até 48 horas úteis do término da prova.

Não perca mais tempo, matricule-se na UNOPAR.

Como pagar o IPVA AM?

Por Rene janeiro 7, 2022 0

O IPVA 2022 AM é uma taxa que todos os proprietários de veículos automotores, devem pagar ao governo anualmente, como taxa de circulação legal. Entenda como é feita o cálculo do IPVA 2022 AM, como realizar o pagamento e os novos valores a seguir!

O IPVA Amazonas , é um imposto que deve ser pago ao Governo do Estado, ele serve para garantir ao proprietário de um veículo motorizado, o poder de circular legalmente com o seu veículo, pela área urbana e rural de seu estado.

E caso você esteja com o seu IPVA AM, atrasado, ou algum de um ano anterior em pendencia financeira, o seu veículo será proibido de circular nas ruas, pois não estará com a permissão concedida pelo Governo estadual para trafegar.

E caso seja apreendido circulando em divida com o IPVA AM, ou algum anterior, você corre certos riscos, como:

  • O seu veículo pode ser apreendido;
  • Multa de 20% do valor total do IPVA AM.

Portanto é sempre bom manter o pagamento do IPVA 2022 em dia.

E é claro, o seu IPVA 2022 será importante, não só pela licença de circulação que você receberá após efetuar o pagamento, mas também será utilizado para o investimento e melhorias em ruas e estradas em:

  • Iluminação de estradas e ruas;
  • Placas de orientação;
  • Segurança;
  • Criação de novas estradas e rodovias;
  • Recuperação de estradas e rodovias;
  • Pagamento do seguro DPVAT para acidentes automobilísticos.

Consulta IPVA 2022 AM

É importante lembrar que a consulta do IPVA AM, pode ser feita totalmente online e de graça. Para o proprietário do veículo fazer sua consulta do IPVA 2022 AM, é bastante simples.

Veja a seguir:

  • Entre no site da Secretária da Fazenda de Manaus, clicando aqui;
  • Preencha o seu “Renavam”;
  • Clique na caixa “Não sou um robô”;
  • Complete a pesquisa clicando em “Consultar”.

E pronto, você irá acessar todas suas informações sobre a sua situação do IPVA AM, bastando apenas preencher o RENAVAM de seu veículo.

Dessa forma, você poderá ver a data de vencimento do seu IPVA 2022 AM, o desconto que receberá se selecionar a opção “parcela” única”, além de poder ver se possui algum IPVA atrasado de algum dos anos anteriores e assim buscar regularizar sua situação com o Governo.

Como pagar o IPVA 2022 AM?

Para conseguir o boleto do IPVA AM, você deve acessar o site da Secretária da Fazenda, ou clicando aqui, e seguir o processo até conseguir a impressão de seu boleto.

Uma vez com o boleto do seu IPVA AM em mãos, você pode efetuar o pagamento em uma das seguintes agências bancarias:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal (CEF)
  • Unibanco Bradesco
  • Casas Lotéricas de sua preferência.

Valores do IPVA 2022 AM

É importante ressaltar, que o valor do IPVA AM, pode diferir de casos em casos, pelo valor estabelecido por ele na tabela FIPE!

Assim, veículos com valores de compra mais caros, pagam um IPVA AM, mais caro em relação a veículos que custaram menos em seu valor de compra.

Já que o IPVA AM, é baseado no calculo de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores de 2019 do Amazonas.

Tabela do IPVA 2022 AM

Por fim, você deve ficar atento na tabela do IPVA 2022 AM e para o vencimento do boleto, saber o seu valor e desconto da parcela única, a qual ainda não foi definida pelo o estado.

Endereço e telefone DETRAN MA

  • Endereço: Av. dos Franceses, s/n – Vila Palmeira, São Luís – MA, 65036-901
  • Horário: 08:30 às 16h30
  • Telefone: (98) 3089-1514

Quero bolsa oferece bolsas com até 75% de desconto

Por Rene dezembro 13, 2021 0

Que tal conseguir uma bolsa que te dá desconto nas mensalidades do seu curso? Com o Quero Bolsa 2022, você consegue bolsas com até 75% de desconto. Não vai ficar aí parado, né? Corra e venha saber mais sobre o Quero Bolsa 2022 e faça agora mesmo a sua inscrição.

Quem quer fazer um curso e se formar no Ensino Superior, pagando uma mensalidade com desconto, não pode deixar de se inscrever nesse programa. São diversas instituições com os mais variados cursos disponíveis.

Se você pensa que o processo de inscrição é demorado, você está muito enganado. A inscrição pode ser feita de maneira rápida, fácil e extremamente intuitiva.

Você não vai deixar essa oportunidade escapar, não é mesmo? Essa pode ser a sua chance de conseguir um diploma universitário.

Conheça as instituições parceiras do Quero Bolsa 2022

A cada ano, aumenta o número de instituições de Ensino Superior que se tornam parceiras do programa.

O Quero Bolsa 2022, sem dúvidas, fechará novos acordos, mas por enquanto listamos a seguir algumas instituições que sempre oferecem bolsas no programa para a cidade de São Paulo.

Confira e escolha em qual você quer estudar:

  • UNIP;
  • UNICSUL;
  • UNICID;
  • FMU;
  • Faculdade Sumaré;
  • UNISA;
  • Universidade Braz Cubas;
  • FAM;
  • Faculdade Zumbi dos Palmares.

Bolsas de até 75% no Quero Bolsa 2022

A lista de instituições que oferecem bolsas com descontos de até 75% é bem grande no Quero Bolsa 2022.

Pensando nisso, separamos apenas alguns exemplos de bolsas disponíveis também em São Paulo para você conhecer. Aproveite também para saber como participar do PRONATEC 2022!

UNIP

  • Gastronomia: Bolsa de 70%, mensalidade de R$ 882,25;
  • Psicologia: Bolsa de 58%, mensalidade de R$ 645,42;
  • Engenharia de Produção: Bolsa de 66%, mensalidade de R$ 582,19;
  • Enfermagem: Bolsa de 49%, mensalidade de R$ 570,33.

UNICSUL

  • Fotografia: Bolsa de 63,70%, mensalidade de R$ 144,72;
  • Produção Cultural: Bolsa de 63,70%, mensalidade de R$ 144,72;
  • Segurança Privada: Bolsa de 56,80%, mensalidade de R$ 172,05;
  • Empreendedorismo: Bolsa de 56,70%, mensalidade de R$ 172,41.

UNICID

  • Letras – Português e Japonês: Bolsa de 74,60%, mensalidade de R$ 100,99;
  • Gestão Desportiva e de Lazer: Bolsa de 63,70%, mensalidade de R$ 144,72;
  • Produção e Gestão Cultural: Bolsa de 63,70%, mensalidade de R$ 144,72;
  • Fotografia: Bolsa de 63,70%, mensalidade de R$ 144,72.

Inscrições no Quero Bolsa 2022

Todo o processo de inscrição no Quero Bolsa 2022 é feito pela internet. Você precisa apenas seguir os passos que vamos te explicar a seguir:

  • Visite esse site;
  • Clique na opção “Entre ou crie a sua conta”;

Crie o seu cadastro no site, informando o seu e-mail e uma senha. Se preferir pode entrar utilizando os dados de login do Facebook;

  • Após esse cadastro, você poderá informar as suas opções de busca;
  • Informe a cidade que quer estudar, o valor da mensalidade que quer pagar e se tem preferência por alguma instituição;
  • Clique em “Encontrar minha bolsa” e veja as opções disponíveis;
  • Clique no curso que deseja fazer e leia todas as informações;
  • Para finalizar, clique na opção “Quero esta bolsa”;
  • Se ela estiver disponível, você se tornará bolsista imediatamente.

Jovem Aprendiz Caixa 2022: Inscrições e Vagas!

Por Rene dezembro 2, 2021 0

O programa Jovem Aprendiz Caixa 2022 dará a jovens brasileiros a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho com uma oportunidade de aprendizado e crescimento em uma instituição de renome. Para quem deseja aproveitar essa oportunidade é importante estar ciente de algumas informações do programa, então veja a seguir como funciona o programa Jovem Aprendiz Caixa 2022.

Para o jovem que busca a sua independência financeira o programa  Jovem Aprendiz Caixa 2022 é uma grande oportunidade, e em 2022 esse programa abrirá as suas portas para milhares de jovens. Leia também o programa Jovem Aprendiz 2022.

Jovem Aprendiz Caixa 2022

O Jovem Aprendiz Caixa  2022 é um programa voltado para jovens que possuem uma baixa renda, e que estudam ou estudaram em escolas públicas.

Através do programa esses jovens poderão aprender na prática como funciona o dia a dia dentro de uma empresa no desenvolvimento de sua vida profissional.

O Jovens que ingressam no programa Jovem Aprendiz Caixa 2022 além que adquirir o conhecimento ainda recebe uma ajuda de custo no valor de 1 salário mínimo e benefícios como:

  • Vale Transporte;
  • Vale Alimentação;
  • Férias;
  • FGTS de 2%.

O Jovem Aprendiz Caixa 2022 ainda trabalhará com uma carga horário de poucas horas semanais para que frequente um curso que faz parte do programa e que é ministrado pelo CIEE.

Jovem Aprendiz Caixa – Vagas

As vagas para o Jovem Aprendiz Caixa são ofertadas nas unidades da Caixa Econômica Federal de todo o país, sendo assim você já pode se preparar pra concorrer a uma dessas vagas ai mesmo no seu município.

A Caixa Econômica Federal destina as suas vagas do programa Jovem Aprendiz Caixa para jovens com idades entre 14 e 16 anos, que atuaram na parte administrativa e com atendimento ao público.

Jovem Aprendiz Caixa – Inscrições

Ainda não fora iniciadas as inscrições para o programa Jovem Aprendiz Caixa 2022, porém aos que se interessam na oportunidade é importante ficar atento as noticias anunciadas pela instituição sobre o programa.

As inscrições para o Jovem Aprendiz Caixa 2022 serão feitas através do site do parceiro CIEE, e no próprio site da Caixa é possível encontrar uma página com o site das unidades do CIEE espalhadas pelo Brasil, veja no endereço http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/entidades-parceiras/Paginas/default.aspx

Ao realizar a sua inscrição no site se atente para preencher corretamente as informações, pois caso haja informações inconsistentes a instituição pode não conseguir contato com você.

O jovem que participa do programa Jovem Aprendiz Caixa 2022 terá um contrato com a Caixa Econômica Federal, podendo ter o seu programa duração de até 2 anos, após isso o jovem pode até mesmo ser contratado pela instituição de acordo com o seu desempenho durante o programa.

Como ainda não foram abertas as inscrições para o Jovem Aprendiz Caixa 2022 e nem anunciadas as vagas esse post poderá ser atualizado conforme novas informações fores disponibilizadas pelos órgãos responsáveis pelo Programa Jovem Aprendiz 2022.

Abono do PIS/Pasep ganha data para começar e deve ser pago em dobro

Por Rene novembro 19, 2021 0

Os beneficiados com o abono salarial podem receber o valor de acordo com o calendário PIS 2022. As datas que seguem o mês de nascimento do beneficiado, organizam o calendário PIS 2022 para que não haja superlotação nas agências. O trabalhador pode sacar o valor daquele ano até o último mês do cronograma, lembrando que o PIS não acumula.

Entenda o funcionamento do PIS 2022

O Programa de Integração Social (PIS) é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, e conta com a parceria da Caixa Econômica Federal.

A ideia do programa é do fornecer uma gratificação salarial correspondente ao tempo serviço, aos funcionários de empresas da rede privada. O chamado abono salarial serve como um 14° pagamento aos trabalhadores.

O benefício é pago uma vez ao ano, e depositado na conta dos agenciados da Caixa. Outra possibilidade é o saque por meio do Cartão Cidadão, próprio para programas do governo.

Podem se beneficiar com o PIS 2022, os trabalhadores que:

  • Possuem rendimento mensal de até 2 salários mínimos;
  • Atuaram na empresa por pelo menos 30 dias;
  • Cadastrados no PIS há no mínimo 5 anos;
  • Funcionários de empresas que realizam a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e que tenham seus dados informados nessa declaração.

Valor do PIS 2022

Seguindo as datas do calendário PIS 2022, os trabalhadores podem sacar o abono salarial nas agências da Caixa ou Casas Lotéricas. No entanto, o valor do PIS 2022 não é o mesmo para todos.

Isso acontece porquê a quantia paga de benefício depende dos meses trabalhados na empresa. Quem atuou durante os 12 meses pode receber o valor máximo de 1 salário mínimo, o que corresponde a R$998,00.

Para essa definição é feito um cálculo simples, usando 1/12 do atual peso do salário mínimo o que corresponde a 83,1666:

  • Meses trabalhados x 83,1666 = valor do abono salarial.

Abaixo o valor pago proporcional aos meses trabalhados:

  • 1 mês: R$84.00;
  • 2 meses: R$167.00;
  • 3 meses: R$250.00;
  • 4 meses: R$333.00;
  • 5 meses: R$416.00;
  • 6 meses: R$499.00;
  • 7 meses: R$583.00;
  • 8 meses: R$666.00;
  • 9 meses: R$749.00;
  • 10 meses: R$832.00;
  • 11 meses: R$915.00
  • 12 meses: R$998.00.

Calendário PIS 2022

Certificando-se de que pode receber o valor do abono, o trabalhador precisa ficar atento ao calendário PIS 2022. Na tabela ficam organizados os períodos em que poderão começar os saques, de acordo com o mês de nascimento do beneficiado.

O último mês para pagamento encerra o depósito daquele ciclo. Quem não fizer a retirada até o último mês perde o abono daquele ano, já que o PIS não é acumulativo.

Veja abaixo a tabela com as datas e não perca o período para realizar o saque:

  • Nascidos em Julho: recebem a partir de 28/07/2019;
  • Nascidos em Agosto: recebem a partir de 18/08/2019;
  • Nascidos em Setembro: recebem a partir de 15/09/2019;
  • Nascidos em Outubro: recebem a partir de 14/10/2019;
  • Nascidos em Novembro: recebem a partir de 21/11/2019;
  • Nascidos em Dezembro: recebem a partir de 15/12/2019;
  • Nascidos em Janeiro e Fevereiro: recebem a partir de 19/01/2022;
  • Nascidos em Março e Abril: recebem a partir de 16/02/2022;
  • Nascidos em Maio e Junho: recebem a partir de 16/03/2022.

As informações acima correspondem a divulgações mais recentes. E podem ser alteradas pela Caixa Econômica Federal sem aviso prévio.

Extrato de pagamento PIS 2022

Acessando o extrato de pagamento PIS 2022 o trabalhador pode visualizar todos os benefícios que já foram sacados, o valor e até mesmo a ordem de pagamento conforme o calendário do PIS 2022.

Os registros podem ser emitidos no caixa eletrônico, introduzindo o cartão na máquina e optando pela opção ‘Extrato’. Outra possibilidade é verificar via internet qual o histórico do benefício. Aprenda como:

  • Acesse o site da Caixa para programa federais, e na opção ‘Benefícios’ escolha ‘PIS’;
  • Agora, clique em ‘Consultar pagamento’;
  • Informe os dados solicitados. Caso não tenha login no portal, digite o número do PIS e em seguida clique no link ‘Cadastrar senha’.

ENCCEJA 2022: Faça sua Inscrição, Passo a Passo

Por Rene novembro 17, 2021 0

O ENCCEJA 2022 é o exame de avaliação para os jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Médio ou Fundamental de forma regular. Através do ENCCEJA 2022 é possível que consigam receber o certificado de conclusão do curso. Para saber mais detalhes de como funciona o exame, leia o artigo completo.

Sabemos que com as dificuldades financeiras em muitos lares brasileiros, jovens alunos abandonam as escolas para poder trabalhar. Ficando cada vez mais adultos sem formação educacional completa.

Foi visando reverter esse quadro que o Governo Federal criou o ENCCEJA. Se você se enquadra nesse perfil, veja como pode conseguir seu certificado de conclusão de Ensino Médio ou Fundamental a seguir.

ENCCEJA 2022

O ENCCEJA 2022 ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é um exame que ocorre anualmente com a finalidade de disponibilizar certificados de conclusão para jovens e adultos que não tiveram sucesso na formação escolar de forma tradicional.

Claro que apenas a inscrição no certame não garante o certificado, os interessados devem estudar e obter no mínimo 50% de acerto em cada matéria.

Existem duas modalidades para realizar a prova, uma com a finalidade em obter o certificado de Ensino Fundamental, e outra modalidade para o Ensino Médio.

Para a modalidade de Ensino Fundamental, os alunos deverão contar com no mínimo 15 anos de idade, já para a modalidade de Ensino Médio, os alunos precisarão contar com mais de 18 anos.

Vale informar que é possível realizar as duas provas de uma única vez e obter os dois certificados.

Prova ENCCEJA 2022

Como já mencionado acima, para conseguir receber o certificado de conclusão o aluno irá precisar acertar 50% das questões de cada matéria, sendo elas:

Para a prova do Ensino Fundamental:

  • Português;
  • História;
  • Matemática;
  • Geografia;
  • Linguagem estrangeira;
  • Educação física;
  • Artes;
  • Redação.

Já para as provas do Ensino Médio :

  • Biologia;
  • Literatura;
  • Química;
  • Física;
  • Sociologia;
  • Filosofia.

Existem vários sites que são possíveis adquirir apostilas para se preparar para o exame, mas, caso o aluno prefira, e realmente é o que deve ser feito para uma melhor preparação, é que o aluno frequente o EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Inscrições ENCCEJA 2022

Para conseguir realizar o exame, o interessado precisa ficar atento ao edital e a data de inscrição. Apenas quando o edital é lançado é que se tem conhecimento das datas para inscrição.

Realizar a Inscrição Encceja 2022 é bem simples, veja como no passo a passo a seguir:

  • Acesse o site do INEP, se preferir, clique aqui;
  • Informe o CPF e a senha, caso não saiba qual a sua senha, opte por “Esqueci minha senha”;
  • Informe os dados de segurança e clique em “enviar”;
  • Escolha uma instituição de ensino, próxima a sua residência, que o certificado possa ser enviado se o interessado obtiver êxito no exame;
  • Preencha todos os dados que serão solicitados e conclua a inscrição, guarde o comprovante.

Resultado ENCCEJA 2022

O resultado é divulgado no próprio site que a inscrição foi realizada. Para saber se você conseguiu o tão esperado certificado, faça novamente o login e veja o resultado.

Quando o edital for lançado, será divulgada a data que o resultado oficial será disponibilizado. Geralmente essa data ocorre cerca de 10 dias após a realização da prova, ou seja, um curto espaço de tempo de espera.

Com o resultado positivo, o aluno deverá se dirigir a instituição de ensino que escolheu e se informar sobre o recebimento do certificado.

Quem Tem Direito ao Bolsa Família 2022: Requisitos e Cadastro

Por Rene novembro 16, 2021 0

Existem muitas famílias espalhadas pelo Brasil que infelizmente não tem acesso a recursos básicos de moradia e alimentação. O programa Bolsa Família visa ajudar essas famílias. Mas quem tem direito ao Bolsa Família 2022? Durante a leitura desse artigo você compreenderá como funciona o programa e quem tem direito ao Bolsa Família 2022.

Em primeiro lugar, é importante conhecer um pouco sobre como funciona o Bolsa Família. Saiba tudo sobre o assunto no tópico abaixo.

Bolsa Família 2022

Antes de saber quem tem direito ao Bolsa Família 2022, é importante que você entenda as engrenagens do programa.

O Bolsa Família foi criado como uma ferramenta capaz de transferir renda às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o Brasil.

Com essa finalidade em mente, é importante perguntar: o que os beneficiários ganham com o programa do Governo? Para superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, como proposto pelo sistema Bolsa Família, eles devem ter direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Quem quem direito ao Bolsa Família?

No Brasil, através do direito ao programa Bolsa Família 2022, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas todos os anos. A Caixa Econômica Federal é a tutora do sistema, transferindo a renda para famílias participantes e tirando as dúvidas dos beneficiários.

Segundo o site da CAIXA, existem alguns requisitos para quem quer ter direito ao Bolsa Família. Abaixo, estão listados os principais deles:

  • Benefício Básico: Para as famílias que estão em situação considerada de extrema pobreza, onde a renda mensal por pessoa é de até: R$ 89,00.
  • Benefício Variável: Para as famílias que vivem em condições consideradas de extrema pobreza ou pobreza, onde podem ter mulheres grávidas, mães que estão amamentando ou filhos de idade entre 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável de 0 a 15 anos: Para as famílias que tenham filhos de 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável à Gestante: A mãe que ainda está gestante tem o direito de receber até 9 parcelas desse benefício a contar da data do primeiro pagamento.
  • Benefício Variável Nutriz: Para famílias com filhos de 0 a 6 meses de idade. Esse benefício pode ser pago em até 06 parcelas mensais. Para receber esse benefício, a criança deve estar inscrita no Cadastro Único até o sexto mês de vida.
  • Benefício Variável Jovem: Para famílias com filhos adolescentes, na idade entre 16 e 17 anos.
  • Benefício para Superação da Extrema Pobreza: Para famílias em situações de carência quase primitiva, onde é considera extrema pobreza.

Agora que você já sabe o que envolve o Bolsa Família e quem tem direito ao Bolsa Família 2022, resta saber como se cadastrar no programa. Confira!

Como se cadastrar no Bolsa Família 2022

Uma pessoa da família dever ficar encarregada de fazer o cadastro. Essa pessoa é denominada Responsável pela Unidade Familiar e deve ter no mínimo 16 anos.

O Responsável pela Unidade Familiar deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único na cidade em que mora. Essa informação pode ser fornecida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.

Esses são os documentos obrigatórios para quem pode receber o Bolsa Família, com exceções das famílias quilombolas ou indígenas, que deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho:

  • CPF ou Título de Eleitor.
  • Certidão de nascimento de todos os membros da família;
  • Certidão de casamento,
  • Carteira de identidade (RG),
  • Carteira de trabalho
  • Título de Eleitor.

Se você está precisando do benefício, já descobriu quem tem direito ao Bolsa Família 2022 e gostaria de participar do programa, procure o CadÚnico da sua região e cadastre-se no sistema.

Contato Bolsa Família 2022

Para esclarecer dúvidas sobre quem tem direito ao Bolsa Família, entre em contato com a Caixa Econômica no telefone:

  • Telefone 0800 Caixa: 0800 726 0207

Se houver alguma atualização sobre quem tem direito ao Bolsa Família 2022, avisaremos em breve.